quinta-feira, 24 de julho de 2014

AS CORRENTES DO PERDÃO


                                                 CORRENTES DO PERDÃO

Há entre todos nós uma idéia de que ao gerarmos um erro muito significativo, ou ainda, que alguém erre de maneira grave conosco faz-se a imperiosa necessidade do perdão.
Erros graves são cometidos ao longo de nossas vidas e estes erros geram prejuízos contra nós mesmos ou contra alguém próximo a nós. Estas situações ficam marcadas em nossos corações causando-nos muita dor e sofrimento, assim como também aqueles erros que tenhamos produzido contra alguém.
Quem dentre nós nunca errou e prejudicou a si mesmo ou a outrem intencionalmente ou não, conscientemente ou não?
Mas seja da maneira que for  la esta consagrado o fato, a palavra mal colocada, o abandono, a decisão errada.
Estas situações nos marcam e a elas ficamos ligados em muitas ocasiões por uma vida inteira e alem.


Olhe neste instante para dentro de si, busque com atenção e respeito a si mesmo se existe algo bem escondido no fundo de seu ser que ainda chora as perdas que sofreu por um erro seu ou por alguém que o tenha causado a você.
Pense, tenha calma, mas acredito que não precisa de muito tempo para se lembrar. Se você for verdadeiro consigo mesmo encontrará facilmente situações que o amarguram e a elas ainda se encontra aprisionado, onde a dor machuca quando a lembrança do fato se faz presente em sua consciência, lembrou?
Muitos com certeza lembraram, outros preferem simplesmente esquecer (tentar), mas, o registro esta feito, a energia foi gerada, suas células a reconhecem mesmo que sua consciência procure se proteger tentando esquecer.
Isto o machucou tanto que você afastou-se de alguém, puniu-se pelo erro cometido, se diminuiu diante de si mesmo.
A traição sofrida ou a que você impôs a outrem no casamento, na sociedade, na amizade marcou muito você, não é verdade?
Esse espinho machuca la dentro de uma forma que criou marcas profundas em seu ser.


Mas há a salvação, fique tranqüilo, existe o Perdão, ele tira a culpa, apaga o erro e cura a dor.


Na busca para se libertar deste peso você até já pode ter feito algum ritual, novena, afirmações... e veja só,  até pedir Perdão a si mesmo ou a pessoa que você machucou você pediu, ou ainda, cobrou  de alguém que este pedido de perdão fosse dirigido a você por ele ter-lhe ferido, que desprendimento tudo isso, não acha?
É realmente comovente  (com todo o respeito estou sendo irônico).


Não há nada de comovente ou desprendimento nisto, HÁ SIM UM ERRO INGÊNUO, uma total falta de compreensão da vida e daquilo que é a realidade na qual estamos inseridos e para aquela que queremos nos mover.
O Perdão é uma ou talvez a maior bandeira de todas as religiões e doutrinas.
Você já parou para observar a isto que vos digo?
O rabino, o pastor, o padre, seja qual for a condição do dirigente de determinada hierarquia, ele sempre esta dizendo  a você que você precisa do Perdão, é algo que vai te libertar, que vai te conceder o direito de estar junto de “Deus”, que bonito.
 Mas este Perdão, eu o Nego, o Rejeito por entender que não preciso dele, e mais a frente vou lhes explicar por que.


Seguindo:

Dessa forma fica claro e evidente porque sempre a humanidade esteve se cercando de seres e “pessoas iluminadas” que as conduzissem ao tão jubiloso momento do Perdão, queremos nos libertar de nossas “culpas”, desta forma, o sagrado e o homem sagrado poderiam nos conceder esta graça (magnífico, perfeito), assim eu posso errar e ser perdoado, errar e ser perdoado, errar e ser perdoado... Pela eternidade, errarei e serei perdoado, maravilha não concordam?


Bem chega desta (em minha opinião), MENTIRA, (é desta forma que eu me dirijo aquilo que não esta constituído de verdade, respeito às opiniões em contrário, mas aqui exponho o  meu entendimento e o assumo sem meias palavras, pois é meu direito produzir idéias e conceitos a partir de meu interno sem me permitir ser manipulado pelo externo, e este direito todos nós o possuímos, usa-o quem  se sentir apto e/ou com coragem para fazê-lo).
Acabou, faço uso de expressão usada por nossos filhos, “deu pra ti”.
Vamos então agora tentar  entender o que é o Perdão e se ele é realmente necessário dentro de minha ótica.


O Perdão é uma condição concedida a alguém ou a si mesmo para que ele possa extinguir um “pecado”  ou “culpa” em conseqüência de um  fato ou discurso que tenhamos praticado ou que tenhamos sido “vitimas” deste fato ou de alguma ofensa ter sido gerada contra nós.
Como acima identifiquei, ele foi um instrumento e ainda o é muito poderoso de domínio e controle que muitos grupos e pessoas exercem sobre a individualidade humana. Quanta pessoa se mantém reféns de outras por considerarem que cometeram erros gravíssimos e estão a espera deste “maravilhoso” Perdão?


O Perdão trás junto consigo a clara identificação de que alguém é CULPADO, ou considerado CULPADO, pois se não há culpado para quem o Perdão será dirigido e concedido, certo ou errado?


Mas... Se alguém é culpado, certamente este alguém esta sendo de alguma forma PENALIZADO, certo?

Mas, se HÁ Culpa e HÀ Pena, significa dizer que houve JULGAMENTO, certo?


Mas, se houve Julgamento também significa dizer que HÁ um JUIZ, certo?


Este Juiz é VOCÊ ou é EU?
Se não somos nós, quem terá sido? O Pedro, a Maria ou a Patrícia?
Ah... Quem sabe o padre, o rabino ou então o mestre?
Ou ainda, quem sabe todos nós somos juízes?

Porque alguém em algum momento se instituiu da figura de JUIZ, e lhes informo que não foi a “FONTE”.
Quem terá sido então???


Meus amigos se o Perdão é necessário e acontece, concluo que  o Julgamento esta permitido acontecer, essa é a grande MENTIRA, pois o Perdão somente é dirigido a quem “teoricamente” cometeu um erro e é considerado culpado por este erro, e somente culpamos alguém após ter se desenvolvido um julgamento.


Diz-se em alto e bom som: “NÃO JULGAIS PARA NÃO SERDES JULGADO”, bonita a frase, bem construída, mas definitivamente ela não faz parte de um aprendizado nosso. Pelo contrário é extremamente abandonada em nossos dias, em nossos pensamentos e em nossas atitudes. O Julgamento é uma constância na sociedade e todos sabem que não deveria ser assim.
O perdão não absolve a ninguém, não concede a graça a ninguém, simplesmente porque ele é desnecessário, nem a Fonte Primordial que é Amor e Luz não nos perdoa, simplesmente porque ela mais do que nós, sabe que o Perdão é uma ilusão.


A Fonte nos concedeu o direito a vida, nos concede o direito ao renascimento, nos AMA naquilo que a expressão desta palavra pode significar de mais ABSOLUTO e que por nós é totalmente desconhecido.
A Fonte é Amor Puro, é Acolhimento, é Unidade, é Paz, é Discernimento... Sabedoria, Abundância, enfim, é indescritível, e sendo tudo isto que acabei de descrever e muito mais, mas que devido a minha ignorância não saberia aqui expor, como posso aceitar que a consciência do Tudo o que É, necessita, requer, nos obriga a pedir e receber Dele o Perdão???


Francamente é inaceitável entender que este ser que é indescritível por nós e que nos aceita como somos, com nossos acertos e erros e com nossas virtudes e defeitos, sabendo ele  mais do que a nós mesmos quem somos, pois vimos dele e somos a sua natureza fragmentada, então meus irmãos, como aceitar que este SER SUPREMO possa exigir o Perdão de seus filhos, quando é nele que se encontra o mistério da vida e da criação?


O real desejo da Fonte, é que os seus filhos entendam que não necessitam do Perdão, mas que necessitam SIM, é fazer das experiências a oportunidade para CRESCEREM com as LIÇÕES que nelas estão contidas.
Enquanto aceitamos a necessidade do Perdão, deixamos de prestar a atenção nas grandes LIÇÕES que estão sendo oferecidas a todos nós nas experiências que vivemos, é tão simples, mas temos uma incrível capacidade de complicar.



A necessidade do Perdão é o nosso EGO nos impondo uma condição para que ele se sinta menos culpado pelo erro praticado, e como ele não permite a personalidade lucidez nestes momentos, ele impede que esta mesma personalidade possa fazer daquele instante uma benção, pois ao se prender nas dores, nas culpas, e aos medos faz com que a riqueza do momento seja simplesmente abandonada e carregada com a dor e o sofrimento.


Quando você entende como o momento, a circunstância, e o porquê dos fatos terem acontecido daquela forma, esvazia-se dentro de você toda a revolta, o ódio, a raiva e a mágoa que o amassava, você passa a permitir-se observar os fatos com os olhos não mais de vítima e nem de agressor.
Você pode se permitir aprender com a experiência, extrair dela a lição que ali se encontra, você pode enriquecer seu espírito e sua personalidade rumo ao aperfeiçoamento de sua consciência que o aproximara mais ainda da Fonte que amavelmente o aguarda em seu retorno.


Perdoar não é a solução, porque Perdoar é simplesmente esquecer do fato  ou na melhor das hipóteses, Perdoar é quando lembramos do fato mas não nos sentimos magoados, machucados.
Mas de que adianta isto, você conseguir esquecer ou não se magoar ao se lembrar do fato se você não APRENDEU COM A EXPERIÊNCIA.
Aprender é instruir-se, gerar novos entendimentos, é agradecer a Fonte e a PESSOA com a qual você teve a experiência a grande oportunidade de crescer, evoluir e se tornar um Ser melhor para si em primeiro lugar, e nesta melhora contribuir com o outro.


Mas infelizmente o que normalmente fazemos é gerar ódio, rancor, mágoa em relação a nós mesmos ou a outrem.


Já errei tanto quanto qualquer pessoa nesta terra cometeu erros, assim como também foram cometidos erros na minha direção, mas a cada um deles e a cada pessoa envolvida EU AGRADEÇO E ABENÇOO pelas experiências que me permitiram viver. Esta consciência a adquiri AGORA em meu PASSADO me manifestou igualmente a todo o ser humano com ausência de lucidez, e permitindo que o ego me dominasse, me DESEQUILIBRANDO DIANTE DAS  CIRCUNSTÂNCIAS VIVIDAS.
 Não podemos nos culpar pelos erros que fizeram parte de nossas vidas, pois quando os praticamos AQUELE MOMENTO ERA O QUE A NOSSA CONSCIÊNCIA NOS DIZIA PARA FAZER, se certo ou errado, É O QUE SABÍAMOS FAZER NA OCASIÃO QUE SE APRESENTAVA PARA CADA UM DE NÓS, ERROS CONSCIENTES OU INCONSCIENTES, INTENCIONAIS OU NÃO, ERRAMOS PORQUE NÃO SABÍAMOS FAZER A COISA CERTA, TOMAR AS MELHORES DECISÕES, PRODUZIR AS MELHORES ESCOLHAS.
E isto se aplica também a todas aquelas pessoas que também erraram conosco.


Mesmo sabendo quando criança que era errado atirar a pedra na vidraça do vizinho EU fiz.
Mesmo os motoristas sabendo que é ERRADO dirigir alcoolizado, eles dirigem.
As consequências em uma e em outra situação são distintas, produzem danos com diferentes níveis de gravidade nos resultados, mas em uma e em outra a consciência de quem a possuía DIZIA,  FAÇA ISSO, porque naquele momento parecia o ”certo” a ser feito.


Estamos em um ambiente onde as experiências são as mais variadas, e estas experiências consequentemente nos reservam as mais distintas lições, consequências e responsabilidades, uma delas e entender a Fonte em nós e no outro, e não permitir que tenhamos obscurecida a nossa visão daquilo que ela é para todos nós.

Paremos, chega, BASTA!

Não podemos continuar permitindo-nos ver a vida por HORIZONTES tão insignificantes e limitados.
O domínio que sobre nossa consciência é exercida por grupos, pessoas, hierarquias E consciências estelares TEM QUE ACABAR AGORA.
Mas esta é uma luta individual, uma decisão individual, uma escolha que somente produzira resultados se vir de DENTRO de VOCÊ, mais especificamente de seu CORAÇÃO, é o seu desejo de ser LIVRE que o remeterá a essa conquista.
Eu observo com muita frequência nas pessoas a arraigada e infeliz  capacidade de ser fiel a dogmas, a leis, a padrões, a hierarquias, a mestres, a terapeutas, a idéias, a conceitos ENGESSADOS, limitadores, castradores e que nada tem a ver com a mais pura expressão da Fonte que é AMOR.


Quando receber o Perdão se torna uma benção, me parece que perdemos um pouco a noção da vida, do momento, da existência que aqui estamos desenvolvendo. Parece que deixamos de olhar para o caminho com todo o manancial de lições e aprendizados que estamos desenvolvendo e passamos simplesmente a olhar para um ponto futuro identificado por nosso objetivo (cada um tem o seu) sem valorizar e apreciar o trajeto que nos conduz a este objetivo.


Hoje olhando para o passado e me permitindo viver em minha tela mental todas as situações de vida que eu independente da qualidade (boas ou más) tenha experimentado AGRADEÇO a todas as circunstâncias, fatos, conseqüências e principalmente as PESSOAS que estiveram junto a mim em cada experiência de vida que eu desenvolvi até agora.


Não Perdoei a ninguém, assim como também não Perdoei a mim pelas minhas faltas e entendo não necessitar do Perdão de alguém para comigo,  simplesmente porque a cada uma das situações que o meu Ego poderia exigir a “benção do Perdão” vejo uma riquíssima DÁDIVA da vida na qual estava contida lições que me oportunizaram vivências dotadas de valioso material para o meu aprendizado e que me concede neste instante de vida ter a clareza na elaboração de meus conceitos, opiniões, atitudes e me capacitam a SEMPRE estar aberto a mudança, qualificação e aprimoramento de meus conceitos sem me PRENDER a nenhum deles.
Gero a clara compreensão de que eles são válidos para mim neste instante,  mas que no momento seguinte posso alterá-los totalmente se perceber que outros se oferecem com maior qualidade de aprendizado.
Esta é a visão que procuro dotar minha personalidade diante de todas as experiências que vivo hoje, nas boas ou nas más, sem me prender aos erros, sem me prender a culpas, sem me prender a necessidade vã do Perdão.


Fazer de nossas experiências um aprendizado valioso, com respeito ao outro e principalmente com respeito por nós mesmos nos aproxima cada vez mais da Fonte que É Amor e Luz.  


Todos os erros que eu pratiquei e os que foram praticados em minha direção fazem de mim o que sou. Vejo neles não o peso da dor, da mágoa ou do ressentimento que no passado posso ter gerado, mas sim, nos fatos do passado e nos de hoje a grande oportunidade de fazer valer  a vida que a Fonte me abençoou e eu aceitei experiênciar como seu filho aqui na Terra VALORIZANDO, COMPREENDENDO E ACEITANDO as pessoas que em todos os momentos estiveram e estão junto a mim.


Por fim, em minha experiência de vida no AGORA substituo o PERDÃO pela COMPREENSÃO e pelo  MUITO OBRIGADO, a todas as circunstâncias, pessoas e a minha individualidade por viver todas as experiências boas e más que enriquecem e valorizam meu Eu.


O PERDÃO cede lugar a COMPREENSÃO e ao MUITO OBRIGADO.


Pense, não tome ao que acaba de ler como uma verdade(pois esta é a minha verdade, pode não servir a você), mas sim como algo que o fará pensar, refletir e criar seus próprios conceitos. Não se sinta ENGESSADO, obrigado a respeitar conceitos e leis, QUESTIONE a tudo, você é CAPAZ, faça a diferença em sua VIDA.



Somos Todos Irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário