segunda-feira, 28 de julho de 2014

CONCEITOS



O indescritível é um estado no qual todos os conceitos se esvaziam diante da natureza daquilo que se oportunizou observar, pois, não encontramos entendimentos que possam dar definição ao objeto da observação.
As pessoas em suas movimentações cotidianas e no somatório destas ao longo de suas vidas criam, tendências perniciosas em gerar crenças sobre todas as naturezas por elas desenvolvidas.
Isto lhes traz ao longo do tempo o engessamento de conceitos que os tornam previsíveis e limitados em si mesmos.


Não deveríamos observar a vida como um estato definitivo, concreto e previsível, pois, esta tendência comum encarcera-nos e nos tonra seres pequenos diante da criação divina.
Quando aceitamos tais limitações, estamos dizendo ao universo que é este o circulo de consequências que nossas vidas podem experimentar.
Gosto de gerar o Caos na mente das pessoas ao trazer os meus conceitos para a apreciação destas, pois, é explicito o quanto para muitos é desconfortável tomar contato com conceitos que vão se chocar com as suas crenças.


Sei que muitas vezes é difícil mensurar e gerar entendimentos com informações e conceitos não antes debatidos, porém, adotar posições defensivas ao negá-los sem os analisar é no mínimo preguiça e medo.
Ao afirmar esta situação, obviamente que não estou defendendo os meus conceitos, pois, a razão da exposição dos mesmos é justamente criar desconforto e contrariedade nas pessoas.
Os meus conceitos são verdades temporárias para mim, e certamente não servem a mais ninguém, contudo, a finalidade dos mesmos é justamente o de propiciar as pessoas o debate pessoal daquilo que lhes agride e o confronto gerado com as certezas sólidas de seus pensares.


Minha proposta é gerar reflexão como um processo decorrente de observação, compreensão, análise, discernimento e a consequente avaliação da validade ou não destes conceitos, para tão somente após este processo, decidir-se pelo abandono ou não dos mesmos.
Desta forma, o indivíduo que se prestar a este processo, estará através de suas próprias ponderações colocando os seus conceitos em observação, e de maneira independente gerar suas próprias conclusões.


O que em absoluto não pode acontecer é o imobilismo, a inação, a letárgia. Todo o novo conceito com o qual você entra em contato tem de ser processado para dar-se valor a ele ou não, e mais, se há nele argumentos e informações que possam lhe enriquecer, em assim o sendo, imperiosamente ele deve ser observado com muita atenção.
A simples e tendenciosa negação do mesmo, não oportuniza ao indivíduo o direito a experimentar um crescimento como ser pensante, e o mantém em um estado de ser reativo, o que convenhamos, é muito pouco para quem desfruta da oportunidade de estar nesta realidade temporal.


Todo novo conceito com o qual você entre em contato, seja de onde ele vier, deve ser processado antes de qualquer atitude precipitada.
Muitos conceitos trazidos por célebres personagens humanos tiveram em sua primeira exposição claras rejeições por parte de pessoas e grupos de nossa sociedade no passado e no presente. Mas, o tempo e alguns poucos indivíduos dotados da capacidade de aceitar novas teorias os trouxe para discussão na sociedade, e foram no decorrer do tempo aceitos como válidos, quando antes, haviam sido negados sem qualquer exame mais detalhado. 


Vejam o risco que corremos, pois, em razão das crenças e conceitos engessados da sociedade estiveram próximos de serem abandonados.
Cito um exemplo, que é de conhecimento de todos. Quando foi tornado público que a terra era redonda, naquela ocasião, houve imediata rejeição a esta teoria. Porém, todos sabem que esta teoria trazida ao domínio público, desde há muito tempo passou a ser  compreendida como uma verdade irrefutável como nós mesmos o sabemos.


Chico Xavier, Buda, Sai Baba e outras tantas personalidades somente chegaram no estágio que conhecemos por exatamente se permitirem estar abertos a novos conceitos, analisá-los e aperfeiçoá-los.
Nós todos não somos diferentes deles em nada, creiam, somos filhos da mesma fonte que os gerou, portanto, capazes de alcançar o mesmo estágio que eles alcançaram, mas, sei, imediatamente passou por suas mentes a seguinte frase.
“Para com isto Roberto, olha só quem são eles e quem sou eu.”


Pois bem, pensamentos como estes, certamente os manterão no estado em que se encontrão, ou seja,  parados em suas evoluções pessoais.
É fundamental o questionamento de tudo, mesmo conceitos que julguem verdades absolutas.
Entendam definitivamente, não existem verdades absolutas a exceção do Amor, todas as demais são transitórias e sujeitas a renovação e aperfeiçoamento.
Se você não sabia, lhe digo.
- Você é um CONCEITO.


E conceitos estão sujeitos a serem aperfeiçoados e enriquecidos, mas, nada acontece por acaso. Ficar esperando ou ainda estar conectada aquela “lei” que diz: “Tudo tem o seu tempo” não o transformará em um ser melhor e mais próximo da razão da vida, que é a aceitação do Amor no coração, na consciência e nas atitudes de cada um de nós.
Examine suas crenças, seus padrões, todos os seus conceitos, valide-os ou negue-os substituindo por outros mais elaborados como consequência de um processo interno de análise sobre os mesmos.
Mas, cuidado com a preguiça, com o protecionismo, com o ego, com o medo de se olhar como realmente você é.


Depois do Amor, a segunda maior qualidade humana em minha opinião é a capacidade que temos de criar MUDANAÇAS.
Mude, crie um novo conceito sobre você, ninguém pode dizer que “eu estou satisfeito como eu sou”, por melhor que seja a sua relação consigo mesmo, pois, ao afirmar esta sentença você esta entendendo que o mais longe e melhor que você pode chegar, é onde você esta AGORA.
E entendendo assim, haverá de permanecer onde você esta, PARADO.


Roberto Velasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário