quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OS TRILHOS DO TREM




Muitos acreditam que ser uma  “pessoa normal” é o caminho mais seguro para ser feliz e viver em segurança.
Mas o que é normal?
Onde esta o conceito que possa servir a todos no equacionamento deste significado?
Certamente, alguns podem apontar como possuir uma condição normal, seja aquele individuo que age na sociedade respeitando no desenvolvimento de sua vida, os princípios e condutas determinados por esta sociedade.
Mas, o certo é que cada um tem a sua própria compreensão do que seja definir alguém como sendo uma “pessoa normal”.
Talvez generalizando, posso aqui afirmar que ser normal, é fazer as coisas que precisam ser feitas e que não se incompatibilizem com os conceitos aceitos pela consciência da sociedade onde o individuo transita.



Ser normal, pode ser considerado aquele individuo que ao nascer é conduzido por um caminho onde os estudos, a cultura e a educação estejam concentrados dentro de condutas sociais regentes no ambiente no qual ele nasceu.
Ser normal, portanto, pode ser entendido como aquele que faz tudo certinho, não sai da linha, não desafina e não rompe com padrões. Em outras palavras, nasce, cresce, reproduz e morre, sempre dirigido  por pensamentos e atitudes ditos normais, e que estejam alinhados com o que a sociedade espera dele.



Sinceramente, isto para mim é repugnante, é estar morto em vida, é não ter coragem de ousar, de sair da linha do “trem”.
Isto é sinônimo de infelicidade, saber que você tem uma origem e que tem um destino, pois, o que os trilhos do “trem” podem lhe oferecer é tão somente esta certeza.
A paisagem do caminho, para quem anda nos trilhos, é totalmente inútil, totalmente  despercebida por aquele que se move engessado por conceitos e padrões que sinalizam o que ele é, e o que ele deve fazer em sua vida.



Você é normal?
Calma, não há aqui nenhuma intenção de censurar sua escolha, se você se enquadra no conceito de ser uma “pessoa normal”.
Se você é uma daquelas pessoas que assiste novelas, tele-jornais, programas como o “Faustão”, “Silvio Santos”, “Gugu” e outros similares, tudo bem, afinal, é uma escolha sua, sem problemas.



Se você é uma daquelas pessoas que eleição após eleição, vota em seu partido, afinal, é o seu partido, tudo bem, sem problemas, não ajudou em nada em sua vida, mas tudo bem, é o “seu” partido.



Se você é uma daquelas pessoas que se torna cega pela religiosidade que sustenta dentro de si, tudo bem, afinal a religião é sagrada, dizem alguns, embora Cristo não tenha vindo aqui na terra edificar nenhuma religião, mas, se tornou o “garoto propaganda” de todas elas, tudo bem, religião é religião.
Ah! se não fosse ela em sua vida, o que seria de você? Tudo bem.
Não é mesmo??? Tudo bem, vai la, reze.



Se você é uma daquelas pessoas que se deixa seduzir pelas aparências da vida social, do glamour, da fantasia, do brilho, tudo bem, afinal, você reluz diante dos flashes, e é isto que realmente conta na vida, não é mesmo?
 Fique tranqüilo (a), tudo bem.



Se você valoriza os bens materiais acima das qualidades das pessoas, tudo bem, poxa, você tem que realmente estar junto  a pessoas que sejam importantes, e que tenham uma ótima condição social, porque na realidade é isto que você acredita que conta na vida, não é mesmo?
Tudo bem continue assim, você vai longe.



Se você é uma daquelas pessoas que se apaixona por alguém, por este alguém ser lindo (a) fisicamente, mesmo que seu caráter, personalidade e moral sejam discutíveis, tudo bem, afinal, seus amigos vão morrer de inveja de você.
Tudo bem.



Se você é uma daquelas pessoas que continua vivendo um relacionamento (casamento, noivado, namoro, ficante, enrolado e outras denominações) que não lhe acrescenta mais nada em sua vida, mas é claro, você têm que manter as aparências, dependências, carências, mentiras, tudo bem, afinal de contas, você não esta sozinho (a), você tem alguém com você. Onde mesmo?
Desculpe-me, tudo bem, é sua escolha, um dia melhora, não é?



Se você é uma daquelas pessoas que critica, censura e faz fofoca da vida dos outros, certamente é porque a sua vida já esta resolvida, não é mesmo?
Desta forma, lhe sobra tempo e energia para “ajudar” aos outros com seus “comentários”.
Tudo bem, eu sei, você só quer ajudar.



Esquecia-me, mas lembrei a tempo.



Se você é uma daquelas pessoas que condena, a sensualidade como forma de expressão humana em poesias e manifestação individual, mas, a aceita, em novelas e filmes, tudo bem, afinal, principalmente as novelas, embora sejam muito instrutivos em como alguém pode se tornar uma prostituta (o), um assassino, um cafajeste ou uma pessoa malvada.
Tudo bem, afinal Roberto, isto é “arte”. Tudo bem me desculpem por minha ignorância.



Por fim, se você é uma daquelas pessoas que mostra uma faceta sua que não é real em você, mas isto lhe faz ser aceita nos ambientes pelos quais você transita, tudo bem, afinal de contas, o que vale são as aparências, não é mesmno?
Tudo bem.



No final das contas, isto tudo que esta, acima descrito, identifica o que em nosso mundo é uma pessoa normal.
Tudo bem para você?



Bem, acho então que ser normal para mim não me serve, prefiro ser conceituado como uma pessoa ANORMAL, fora desta realidade, fora destes condicionamentos e carências, fora desta irrealidade e mentira social.
Confesso, sou anormal, 1oo % fora destes padrões, condicionamentos e hipocrisias.
Também confesso que sou muito observador, falo com as pessoas, escrevo na troca de mensagens, as sinto, sempre buscando interpretar quem elas são.
E para todas as pessoas com as quais entro em contato, me permito sempre olhá-las pelo lado mais generoso, amoroso e percebê-las como seres com uma capacidade e necessidade grande de Amar.



Mas, sempre me deparo com a mesma pergunta.
Porque as pessoas não AMAM, porque é mais fácil permitir que o MEDO  de Amar seja mais forte que o próprio AMOR?
Por quê?
Tudo bem.
É uma escolha, assim como é uma escolha andar sobre os trilhos do trem, assim como é uma escolha ser normal ou anormal.
Tudo bem.



Posso lhe dar uma sugestão?
Não ou Sim?
Bem, lá vai ela.Experimente ser anormal, sério, experimente.
Saia dos trilhos, saia de sua programação normal, de seus condicionamentos, de suas carências.
Jogue tudo isto pelos ares, procure ser o que realmente você é.
Se as pessoas não aceitarem o seu novo comportamento e lhe criticam a partir dele, falando sério, vale a pena manter estas pessoas a sua volta quando elas não respeitam as suas decisões?
Não respeitam as suas escolhas?
Hummmmm...



Entenda definitivamente, o que se tornou normal nos nossos dias, nada mais é do que mover-se em vida por correntes geradas por esta sociedade que estabeleceu parâmetros e conceitos daquilo que interessa a ela, mas, em que momento ela ou você pararam para avaliar o rumo e a consequência que estes conceitos e parâmetros geraram para a humanidade e para você?



Será que não nos tornamos seres automatizados, robotizados e que respondemos aos impulsos que esta sociedade determina porque sempre estamos desatentos, ou seja, no controle remoto?
O normal dentro dos padrões sociais expressa engessamento de comportamentos e conceitos,  pelo outro lado, ser anormal, expressa liberdae de conceitos e ausência de padrões.




Ou você se submete ao primeiro, ou você flui de maneira livre pela vida, a escolha é sempre e somente SUA. 
Ou NÃO???

Nenhum comentário:

Postar um comentário